UniNorte desenvolve programa direcionado a refugiados e imigrantes, com foco no empreendedorismo

Cerca de 16 mil refugiados vivem em Manaus/AM, a maioria vindos da Venezuela, país vizinho, e do Haiti. Os dois países passam por situação de instabilidade política e econômica. Em Manaus, os refugiados recebem apoio através do programa “Rota da Solidariedade”, da UniNorte, com a oferta de oficinas de empreendedorismo, capacitando-os para criar e gerir pequenos negócios.

Refugiados recebem certificado de oficina voltada para o empreendedorismo ( Divulgação )

O que o Rota da Solidariedade faz é comovente e faz a diferença. O mercado de trabalho está muito fechado e o empreendedorismo é o melhor caminho

19/09/2019 –

Cerca de 16 mil refugiados vivem em Manaus, capital do Amazonas, a maioria vindos da Venezuela, país vizinho, e do Haiti, conforme dados do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR). Os dois países passam por situação de instabilidade política e econômica, obrigando famílias inteiras, sem ter uma fonte de renda, a cruzar as fronteiras na procura por trabalho e abrigo. Em Manaus, os refugiados se deparam com um problema adicional: é a capital com a maior taxa de desemprego do País, em 2019, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O desequilíbrio entre o aumento de habitantes na cidade, com poucas vagas de trabalho, é um desafio a ser superado e umas das alternativas que tem sido apresentada é o empreendedorismo. Iniciativa nesse sentido vem sendo executa por alunos e professores da UniNorte, instituição com atuação em Manaus. Trata-se do programa “Rota da Solidariedade”, por meio do qual são oferecidas oficinas de empreendedorismo, uma oportunidade de recomeço para famílias em situação de pobreza. Os quatro projetos que fazem parte do programa – Cambiando Saberes, Empreendedorismo e Empregabilidade, Meu Sonho de Refugiado e Dabucuri – têm o mesmo foco: oferecer apoio a imigrantes e refugiados.

O coordenador de Extensão da UniNorte, Anderson Solimões, professor da Escola de Negócios, Hospitalidade e Relações Internacionais, explica que o objetivo do programa é capacitar refugiados e imigrantes, para que possam criar e gerir pequenos negócios, em áreas onde há demanda por oferta de serviços no Brasil. “É uma forma de dar o suporte necessário para que encontrem alternativas de sobrevivência, muitas vezes de famílias inteiras que chegam à cidade, a maioria tendo à frente as mães. Estamos falando de mães que precisam vencer a batalha do dia a dia e da luta pelos recursos financeiros, e ainda cuidar de suas crianças”, ressalta.

Todos os projetos recebem o apoio do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR), organização internacional que possui escritório em Manaus e em outras capitais brasileiras. Em Manaus, o SJMR identifica as principais necessidades das famílias e solicita da UniNorte auxílio para o atendimento a estas pessoas, dependendo da vertente a ser trabalhada pelos alunos e professores de cada departamento. “O que o programa (Rota da Solidariedade) faz com os imigrantes é comovente e faz a diferença para essa comunidade. O mercado de trabalho está muito fechado e o empreendedorismo surge como o melhor caminho”, afirmou.

Projetos

O programa “Rota da Solidariedade” foi criado em 2019 e, neste segundo semestre, está com ações sendo realizadas dentro da “Semana de Responsabilidade Social” da UniNorte, com programação que vai até final de setembro, estimulando iniciativas voltadas para o ensino responsável, que tenham impacto na comunidade fora do ambiente acadêmico.

Por meio do programa, dentro do projeto “Cambiando Saberes”, e como parte da “Semana de Responsabilidade Social”, será realizado neste sábado (21) oficinas voltadas para vendas e aperfeiçoamento de embalagens recicláveis.

No dia 27, acontecerá o evento “Empreendedorismo e Empregabilidade”, com a Empresa Junior da UniNorte realizando consultoria empresarial para os venezuelanos e haitianos. Eles receberão acompanhamento desde a produção, passando por vendas, divulgação, cálculo de custos e outras atividades que integram um micro negócio. A Empresa Junior faz parte da Escola de Negócios da instituição.

No dia 28, o projeto “Meu Sonho de Refugiado” terá ações com foco na legalização de pequenos negócios. Dia 30, o projeto “Dabucuri: Quando a união reflete a solidariedade” promoverá oficinas de Gastronomia, Marketing e Turismo. Eles receberão informações sobre os alimentos cultivados na região e sobre os pontos turísticos de Manaus. O curso de Marketing terá como foco a criação de estratégias na hora de procurar uma vaga de emprego. Todos os cursos serão realizados na Unidade 6 da UniNorte, localizada na avenida Joaquim Nabuco, Centro da cidade.

Anderson Solimões destaca que boa parte dos imigrantes que está no Amazonas tinha empregos e negócios no país de onde vieram. “Muitos são extremamente qualificados. Entendemos que precisamos todos agir de forma rápida e eficiente. Precisamos atendê-los da melhor forma, assim como fazemos com a população local, sem distinção e sem preconceito”, completa.

Website: https://www.uninorte.com.br/