Desafios e melhores práticas no mercado de capitais são debatidos na Revista RI
A informação deve ser instantânea, acessível a todos, e a clareza e a precisão das áreas de relações com investidores são armas essenciais para atingir esse novo público.
dino
O ambiente macroeconômico brasileiro mudou e – junto com ele – aumentaram os desafios dos profissionais de Relações com Investidores (RI) das empresas listadas na Bolsa. Antes acostumados a conversar com os institucionais, utilizando os canais tradicionais de comunicação, agora os RIs precisam falar com um número cada vez maior de pessoas físicas, dos mais diferentes perfis e que utilizam os mais diversos canais para se informar.
Na B3, o número de pessoas físicas cadastradas, ultrapassou 1,5 milhão em outubro deste ano. Há dez anos, o total era de praticamente um terço, 552.364 CPFs e, em janeiro de 2002, primeiro ano da série publicada, menos de 90 mil pessoas físicas tinham cadastro na bolsa. Para se ter uma ideia da evolução, o número de individuais que ingressaram na B3 nestes dez primeiros meses de 2019, soma 722.925, quase a totalidade que havia de cadastros ao final de 2018 (813.291).
“O brasileiro está mudando sua relação quanto a investimentos e isso advém do fato de que durante muitos anos ele não precisou ser investidor. Basicamente só precisava colocar seus recursos no CDI que oferecia retorno alto. Isso foi deixando de existir e agora ele precisa adotar uma postura mais ativa nesse mercado”, destaca o presidente da B3, Gilson Finkelsztain.
As opções de comunicação são inúmeras e vão desde vídeos de influenciadores nas mídias sociais a relatórios de casas de análise, relatórios de instituições financeiras, sites de notícias e, enfim, ao próprio site das companhias abertas. A informação deve ser instantânea, acessível a todos, e a clareza e a precisão das áreas de RI são armas essenciais para atingir esse novo público.
Os novos desafios da profissão e as melhores práticas dentro deste novo cenário são o tema de capa da edição deste mês da Revista RI, que já está disponível no site: www.revistari.com.br