Home office é alternativa para empresas não pararem durante o distanciamento social

A necessidade de implementar o home office quebrou barreiras em diversas corporações e setores que acreditavam que a modalidade não funcionaria na prática.

dino

São Paulo – SP, 01/04/2020 –

Diante da pandemia de COVID-19, o home office se tornou essencial para diversas empresas, uma forma de continuar com as atividades sem expor seus colaboradores e familiares a possíveis contaminações e respeitar o distanciamento social imposto pelos governantes locais. A necessidade desse novo regime de trabalho quebrou barreiras em diversas corporações e setores que acreditavam que a modalidade não funcionaria na prática.

O setor de comércio exterior, por exemplo, tradicional pela burocracia e quantidade de documentos físicos ainda utilizados por armadores, Receita Federal, companhias aéreas e outras, resistia às mudanças e impunha algumas barreiras a transformação digital do ambiente de trabalho. “A dinâmica do serviço em comércio exterior ainda é bem dependente de mais agentes para dar sequência em processos. Porém com sistema de liberação da assinatura eletrônica começamos a substituir o recebimento do documento original, apesar da resistência de alguns armadores”, afirma Maria Paula, analista de importação na Asia Shipping , maior integradora da América Latina, que desde meados de março opera 100% via home office.

Adaptando-se à nova realidade, a Asia Shipping disponibilizou equipamentos, treinamentos e acompanha diariamente seus colaboradores. “A empresa está dando todo suporte neste momento. Poder levar minha própria máquina para casa foi essencial, sinto-me no próprio escritório. As mensagens positivas no dia a dia ajudam também. Eu serei eternamente grata a Asia Shipping por me manter segura e, indiretamente, minha mãe segura também. Isso não tem preço”, explica Elizabete Viana Carvalho, Auxiliar Operacional.

Quanto a adaptação à nova forma de trabalho, muito colaboradores se surpreenderam ao ver que o home office é sim possível. De acordo com Sérgio Bueno, Controller na empresa, as ferramentas de tecnologia atuais demonstram não ser necessária a presença física em um mesmo recinto para que decisões estratégicas sejam tomadas. Para alguns deles, até a melhora é possível ser notada. “É a primeira vez que passo por isso, e sinto que mesmo em home office, a empresa está disponível da mesma forma, como meus colegas de trabalho também. Minha rotina melhorou e minha qualidade de vida também”, conta Ana Letícia Carvalho, Sales Support na Asia Shipping.

Preocupação da maioria das empresas, a disciplina e foco no trabalho tem se mantido ou ainda superado as expectativas durante o home office em alguns casos. Segundo Meire Fonseca, colaboradora do setor de Customer Service foi quebrada a barreira que os colaboradores poderiam não se dedicar tanto quanto trabalhando presencialmente. “O que aconteceu foi totalmente o inverso, tenho percebido uma dedicação muito maior por parte da grande maioria dos meus colegas”, declara.

Em relação a continuar com essa modalidade de trabalho após a quarentena, os colaboradores se mostraram abertos, porém sugerindo equilíbrio entre o tempo in loco e home office. “Conseguimos manter a rotina em casa e, em contrapartida, reduzir custos para empresa. Mas julgo importante o contato com a equipe também. Creio que há possibilidades de dosar, equilibrar essa questão, afirma Estefane Cenzi, Logistics Consultant.

“A Asia Shipping é acima de tudo uma empresa humanitária, que percebe que quanto mais o colaborador se sente à vontade mais ele devolve como gratidão um desempenho melhor na sua produtividade. Aos poucos as nossas habilidades serão aprimoradas nessa nova prática, havendo esse equilíbrio mútuo entre colaborador e empresa, finaliza Monick Marialva, Analista de Processos na Asia Shipping.

Website: http://www.asgroup-portal.com/pt