Responsabilidade ambiental se torna diferencial para consumidores e empresas

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sistema FIEP, 87% dos consumidores preferem comprar de empresas sustentáveis.

Sustentabilidade ( PixBay – Canva )

“Sustentabilidade no ambiente empresarial não é só uma moda ou marketing. A prática e fomento de ações voltadas à Sustentabilidade é uma e questão de valores”

Curitiba – Paraná, 01/12/2020 –

O mercado de modo geral vem sofrendo várias transformações ao longo dos últimos anos. Desde o surgimento de novas tecnologias, até mudanças nos comportamentos empresariais e dos consumidores.

E um dos avanços em maior evidência é a preocupação com o meio ambiente. Segundo uma pesquisa do “Guia Exame de Sustentabilidade”, da Revista Exame, 55% dos entrevistados afirmaram que usam indicadores de impacto ambiental para bonificar diretores e gestores, como uma estratégia para manter a responsabilidade ambiental.

Além disso, os próprios consumidores também mostram maior preocupação em relação as atitudes das marcas, produtos e serviços que consomem. Segundo uma pesquisa realizada pelo Sistema FIEP, 87% dos consumidores preferem comprar de empresas sustentáveis.

Responsabilidade ambiental, mais do que uma tendência, uma obrigação!

A responsabilidade ambiental não é apenas um diferencial competitivo, mas uma necessidade eminente. A Organização das Nações Unidas (ONU) inclusive, lançou um relatório alertando sobre os grandes danos que podem ser causados até 2050, se as empresas de todo o mundo não começarem a fazer sua parte.

Hoje, não são somente as gigantes do mercado queestão preocupadas com essas necessidades, elas abrangem de empreendedores individuais até os consumidores finais.

Leriel Gaio, um dos titulares do Treville Kennel, criadouro de cães que é referência nacional, como modelo de bem-estar animal e também de responsabilidade ambiental afirma que ter atitudes sustentáveis é uma questão moral.

“Sustentabilidade no ambiente empresarial não é só uma questão de moda ou até mesmo de marketing. A prática e fomento de ações voltadas à Sustentabilidade é uma espécie de obrigação moral do ser humano consciente, é uma questão de valores”, afirma Leriel.

Segundo o criador, além de ser uma forma de contribuir positivamente para o meio ambiente, essas atitudes também fomentam a conexão com o público.

“Quando você e sua empresa promovem esses valores você acaba se conectando com clientes e pessoas que tem e identificam esses mesmos conceitos e valores como importantes e é isso que nós queremos! Precisamos nos cercar e nos conectar com pessoas que ajudam a mudar as realidades e a provar que é possível se fazer com excelência e de maneira sustentável”, salienta o empresário. Localizado na região metropolitana de Curitiba, o Treville Kennel aborda diferentes frentes para garantir que sua atuação não vai gerar qualquer tipo de prejuízo a fauna e flora do local, incluindo:

1. Controle de esgoto e resíduos provenientes da criação

Foi desenvolvido um sistema que garante que toda a água utilizada nas tarefas diárias do espaço seja devolvida de maneira segura. É feita uma filtragem e a separação de resíduos,

garantindo apenas que água limpa seja devolvida. Nenhum tipo de esgoto vai parar nos rios ou mananciais.

2. Destinação correta de resíduos gerados

No Treville Kennel também é realizada a destinação correta de resíduos através da coleta feita por uma empresa privada especializada que faz a destinação certificada. E antes das coletas programadas, todo lixo gerado é armazenado em um container apropriado evitando dissipação de odores e ocorrências de foco de parasitas e mosquitos.

3. Interferência mínima no ecossistema

A responsabilidade ambiental também está ligada a mínima interferência no ecossistema da região. Para isso, o criadouro não impede a passagem de animais silvestres no espaço, como pássaros nativos da região.

Além disso, é mantido um pomar com frutas nativas para que as aves possam se alimentar, e não são utilizados agrotóxicos e pesticidas. Ao invés disso o canil realiza o manejo de plantas que são usadas como repelentes naturais de insetos.

4. Utilização de ventilação e iluminação natural

Todo o espaço e infraestrutura foi desenvolvida pensando no melhor aproveitamento da luz natural e da ventilação, gerando assim economia de energia para a climatização.

5. Captação da própria água

O local possui um poço semiartesiano com um sistema de filtragem e tratamento que permite a captação de toda a água que é utilizada o espaço. Muitas dessas ações podem ser acompanhadas em tempo real através do Instagram @trevillekennel.

Cuidados essenciais quando o assunto é responsabilidade ambiental

Manter uma estratégia sustentável se tonou algo tão importante quanto o próprio plano de negócios para as empresas, levando em conta a aderência dos consumidores à marcas sustentáveis.

Edson Goncalves de Oliveira, que é professor da UFPR/Departamento de Zootecnia, e também atua como advogado Ambientalista e Mediação Familiar, afirma que esse tipo de planejamento ajuda a garantir mais eficiência no combate de problemas que possam surgir.

“O plano de responsabilidade ambiental, visa acima de tudo em um pensar no que pode acontecer, se não houver um planejamento de mitigação na resolução de problemas que poderão acontecer, sejam eles pequenos ou grandes”, afirma Edson.

E no caso da criação de animais, esse planejamento se torna ainda mais importante, uma vez que atua não apenas na mitigação, mas também na prevenção de problemas e na saúde dos animais.

“Quando um profissional habilitado faz um planejamento de instalação (com animais), ele já prevê tudo o que pode acontecer de forma independente”, complementa Edson.

Comprovadamente, a sustentabilidade é uma das pautas que deve estar entre as mais relevantes para empresários e consumidores e um dos designíos desse século.

Grandes marcas e grandes empresas têm investido cada vez mais nessa causa. Como é o caso da Natura que fez da bandeira de sustentabilidade um dos seus diferenciais mais latentes e desejados.

Outro caso de investimentos bilionários neste quesito é a Unilever, empresa de presença global e uma das líderes mundiais quando o assunto é sustentabilidade.  

Cabe aos empresários de todos os segmentos e portes tomarem as atitudes necessárias para garantir que seus produtos, serviços e atividades não prejudiquem o meio ambiente.

Website: http://www.trevillekennel.com.br