Quando o stress é bom!

Pesquisa elaborada por American Psychological Association aponta algumas situações onde o stress pode ser um bom indicativo, não um sinal de que algo está errado necessariamente, conforme é presumido no senso comum.

Os principais itens positivos do stress é indicar que:

1- Você está engajado com a tarefa ou a situação e realmente se importa com o resultado dela. Até certo ponto, pessoas podem usar isso a favor de gerar atenção e foco para realização de determinada tarefa.

2- A situação atual está confortável demais, algumas pessoas indicaram que a falta de estimulo gera um stress que podem ser o primeiro indicativo de que ela poderia estar fazendo algo mais produtivo ou que não está sendo útil como esperava. Desta forma, o stress pode se tornar o motivador para tentar rotas diferentes.

3- Uma das mais importantes relação que podemos ter com o stress é nos colocar em estado de alerta. Pessoas com sintomas de stress tendem a ser menos otimistas e com isso sempre avaliam a possibilidade de erros. Assim, quando de fato eles acontecem estão melhores preparados para tal. Pessoas que apontaram a inexistência de stress podem sofrer mais pelo fato de não se atentarem a consequências negativas.

É importante alertar que existe uma tolerância individual para o stress e o sintomas colaterais que ele possa vir a causar em cada indivíduo. Desta forma, a maneira mais eficaz de manter o stress positivo e eliminar o stress negativo é mantê-lo sobre controle. Seja identificando o seu causador, e quando não houver, ou se caso, perder o controle sobre a dimensão do stress, usar estratégias de diminuição de stress como: Meditação, exercícios físicos, separar um tempo para ficar com amigos e ter momentos íntimos etc.

Fonte: apa.org


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *